Como ter café da manhã “de graça”, para sempre!


Basta se mudar para Alemanha, meu chapa.
Em julho do ano passado, o fotógrafo Raul Motta postou um vídeo na internet mostrando como é fácil arrumar dinheiro do nada pra comprar café da manhã na Alemanha. Bom, na realidade, não é do nada: o esforço é que é pequeno.
Em qualquer cidade da Alemanha, o hábito de reciclar garrafas está presente no dia a dia. Se você levar suas garrafas usadas em um supermercado, vai receber um bom dinheirinho por elas. Por isso, catar garrafas PET pela casa e pela cidade é um ótimo começo para terminar o dia mais rico do que começou.
Para que esse dinheiro extra seja possível, toda vez que você comprar uma bebida engarrafada no supermercado, será adicionada uma taxa que corresponde ao ”Pfand” (uma espécie de caução, um valor pago adiantado por algo que deve ser devolvido). Este valor vai além do preço anunciado nas prateleiras, e pode ser cobrado também em festas de rua e self-services.
O preço pago nesses lugares também é o mesmo preço que você receberá na devolução da garrafa, sem tirar nem pôr:
  • Garrafa PET: 25 centavos
  • Garrafa de vidro branco: 15 centavos
  • Garrafa de cerveja: 8 centavos
É CLARO que todo mundo gosta. Com o trabalho das Pfandautomat, as máquinas que recolhem as garrafas, o cliente recebe um tíquete com o valor de todas as garrafas engolidas, e este pode ser gasto tanto no supermercado quanto trocado em forma de dinheiro. Pois é, seu café da manhã pode estar tão garantido quanto a balada de mais tarde.
As garrafas retornáveis contém este selo:
unnamed (3)Todo supermercado que cobra o Pfand é obrigado a recolher as garrafas, e por isso é tão fácil achar uma em qualquer estabelecimento de esquina.
Só lembre-se que garrafas de destilados em geral não costumam ser aceitas e que bebidas fabricadas em outros países também não. Marcas próprias também podem ser um pequeno problema e muitas vezes só são recebidas nos supermercados das marcas que a fabricaram.
Gostou de tudo isso mas prefere pensar melhor antes despopular o Brasil e ir pra Alemanha? Então dá só uma olhada nos preços dos produtos de lá…

O Chocolate:

A Cerveja:

O casal do canal Adans Katz conta que algumas das cervejas mais econômicas em Berlim chegam a custar apenas 8 centavos, e a cerveja holandesa Heineken, que custa 1,50 euros, é vista com maus olhos pelos alemães por causa do “alto” preço. É mole?
E PREPARE-SE PRA DESMAIAR…

A Nutella de meio quilo custa 1,70 euros (4 reais).

Sério. Existe Nutella de meio quilo e ela custa só a metade do preço daquele potinho de 140g do supermercado mais barato da sua cidade.
unnamed
Há muito mais informações sobre as vantagens e desvantagens de se morar na Alemanha ao alcance de um clique na internet, principalmente sobre o custo de vida do país, que é elevadíssimo apesar de tudo o que vimos acima sobre compras de supermercado. Por isso, não dá pra afirmar que morar lá faz você ter mais dinheiro sobrando do que morando aqui no Brasil.
Porém, há de se admitir que nossa terrinha poderia copiar o modelo super sustentável de devolução das garrafas e organizar melhor os impostos pra que alguns produtos sejam mais baratos por aqui também. Ou sei lá, a Ambev podia ter dó da gente. >.<


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares

Arquivo do blog

Tradutor

Total de visualizações